domingo, 14 de fevereiro de 2010

Hoje

Numa das conversas com minha filha de 4 anos, ela me perguntou:
Mamãe porque todo dia é hoje, hoje, hoje, hoje...e quando chega amanhã é hoje também.
Eu fiquei espantada com a pergunta, como um ser tão pequeno poderia me fazer uma pergunta de tão profundo sentido, e de tanta inteligência.
Sem divagar muito, respirei fundo, escorei as duas mãos na porta e tentei me ater a sua tenra idade, e muito sem o que dizer, vasculhando todo o meu ínfimo dicionário cerebral, ousei responder:
Hoje é agora, pra acontecer o amanhã tem que escurecer e você tem que dormir, ai vira hoje de novo, por isso é sempre hoje.
Mas que resposta mais ridícula, me senti inútil, desolada. Mas como apresentar para uma criança o sentido da palavra hoje. Claro, fui ao meu amigo inseparável: o dicionário.
hoje (ô) adv.
1. No dia em que estamos; no tempo actual!atual; actualmente!atualmente.
s. m.
2. Dia ou tempo em que se está.
hoje em dia: actualmente!atualmente.
Agora, me respondam, como dar um significado desses para uma criança. É frustrante, ter a resistência da palavra, não encontrar palavras para uma situação tão constrangedora como essa, é desanimador. Mas, quanto ao dicionário, ele também não expandiu o significado, apenas contornou a situação. Então, acho que seria um bom objeto de estudo para um filósofo.
então fiquei olhando para aquele rostinho maculado com um enorme ponto de interrogação, (o que me faz muita falta no note book, ainda não consegui configurar o teclado), não pude responder. Procurei outros significados na internet e não encontrei nada. Ah! Que coisa!
Já faz três dias que penso nisso, até agora não consegui uma resposta plausível, então resolvi devolver a pergunta a ela, e ela me respondeu na maior simplicidade: eu não dormi ainda, então é hoje.
Dias depois contei para um amigo sobre o fato e o questionamento, ele disse que responderia assim: São três formas de nos referirmos ao dia: ontem, hoje e amanhã, então o dia em que estamos presenciando é o hoje, o que passou foi ontem e o que virá será amanhã, daí sempre teremos os três bem juntinhos a cada novo dia, então não teremos apenas o hoje todos os dias, mas sim o amanhã e o ontem. Boa a resposta, se fosse na hora do meu espanto.

Um comentário:

  1. Kel, a pergunta da Nicole ("por que sempre é hoje?") me lembrou a frase do Miguilim, em Campo Geral (Guimarães Rosa):

    "MÃE, POR QUE É , PRA QUE É QUE ACONTECE TUDO?"

    Adorei seu texto.
    Bjs,

    Vivi

    ResponderExcluir